Sequência Didática
Meu primeiro beijo
Antonio Barreto
PÚBLICO ALVO: 9º ano
AULAS
PREVISTAS: Aproximadamente 6 aulas.
OBJETIVO:
Mobilizar a capacidade leitora, principalmente formular e validar hipóteses;
colocar em prática as atividades propostas e incentivar a colaboração e a
oralidade.
RECURSOS: Textos,
computador(internet).
PROCEDIMENTOS:
Sensibilização:
.Instigar
o aluno para que se interesse pelo texto (Tem alguém apaixonado aqui ?/Então,
vocês gostariam de beijar essa pessoa?).
.Escrever
na lousa o título do texto:
Questionar:
Como você acha que esse beijo vai acontecer? Em qual situação?
Leitura compartilhada:
.
Pausas em momentos determinados a fim de que o aluno levante hipóteses e as
valide ao final do texto:
Sugestões:
Por que o garoto tem o apelido de Cultura
inútil?"; "Quem é o culta?"-
retomada de elementos referenciais;
"Quem já ouviu falar de Paracelso?";
"Quem é o bactéria falante?"
- retomada de elementos referenciais, verificar a compreensão; "Pelo beijo
que deram, eles manterão o relacionamento?".
Ao
final da leitura, perguntar se o final do texto agradou, se esperavam outro
desfecho, que relações podem estabelecer com sua própria vivência.
Pesquisas: (Acessa Escola) -
.Biografia: "Paracelso" (Esclarecimento de
palavras desconhecidas) (Caso os alunos não esclareçam o termo de forma
inferencial ou pelo contexto, durante a
leitura).
.Música:
(percepção de relações de interdiscursividade)
"Beija
eu" - Marisa Monte
Audição
e discussão relacionando os dois textos: em que convergem ou divergem.
.Telas:(
percepção de outras linguagens).
"O
beijo"- Gustav Klimt;
"O
beijo roubado" - Jean Honore Fragonard
Promover
discussão relacionando essas linguagens (não verbal) com o texto (verbal): após
a observação das mesmas, fazer perguntas
a fim de que o aluno possa oralmente avaliar suas expectativas e sensações em
relação às linguagens apresentadas:
Sugestões:
Os dois beijos provocam as mesmas sensações nos personagens ou nos leitores?
.Em função da finalidade da leitura,
utilização do registro escrito da compreensão do texto.
AVALIAÇÃO:
Observar como são as atitudes do leitor durante a leitura, como explicita suas
hipóteses a respeito do conteúdo do texto, se verifica se suas hipóteses se
confirmam ou não, identifica e recupera as informações explícitas, se constrói
a síntese semântica do texto, se troca impressões a respeito dos textos lidos,
se os avalia criticamente.
Maria Dirceia Marques Del Arco
Nenhum comentário:
Postar um comentário