Autoras: Talita de Moraes Pereira Antipas,
Maria Dircéia Marques Del Arco, Célia do Nascimento, Gracia Maria Sant Anna
Buzon e Cristina Delphino
Texto: Meu primeiro beijo- Antônio Barreto
9º ano- Estas atividades foram
elaboradas para atingir todos os alunos, estimulando os para a leitura e a
escrita
Justificativa: O mundo contemporâneo exige cidadãos
leitores e críticos, por isso um projeto voltado à leitura visando à autonomia
leitora dos alunos, o desenvolvimento interpretativo é de suma importância para
formarmos leitores críticos e fluentes.
Objetivo: Partindo desse princípio os objetivos
do trabalho são:
Despertar o
gosto pela leitura, conhecer o
gênero conto, compreender as especificidades do texto e estimular a
participação de todos os alunos.
Promover a
participação dos alunos com dificuldades visando melhor desenvolvimento através da leitura.
Metodologia: O projeto inicia-se na primeira aula
com a ativação de conhecimento de mundo através da imagem da pintura “O beijo”
de Gustav Klimt e reflexões sobre a
obra. Após a leitura desta, o professor
fará a antecipação de conhecimentos através de perguntas baseadas no título do
conto “O primeiro beijo” de Antônio Barreto.
A leitura
será iniciada na segunda aula, com breve explanação da biografia do autor. Dois
alunos, um menino e uma menina farão a dramatização do texto.
Na terceira
aula, os alunos irão à sala de leitura pesquisar outros gêneros e autores
relacionados ao tema do texto, primeiro beijo. Esta visita será previamente
agendada.
Na quarta aula,
os alunos produzirão um texto narrativo contando sua experiência sobre o tema e
depois em dupla farão a leitura de sua produção ao parceiro. Nessa atividade o
professor auxiliar orientará os alunos com dificuldade.
Na quinta
aula, o professor fará novamente a leitura do texto e confirmará as hipóteses
dos alunos estabelecidas no início da atividade. Fará a inferência local sobre
vocabulário e entendimento do texto.
Iniciaremos
a sexta aula com a audição das músicas “Um primeiro beijo” de Paula Toller e
“Beija eu” de Marisa Monte. Na sequência os alunos produzirão uma história em
quadrinhos baseada no texto “O primeiro beijo” de Antônio Barreto usando a
linguagem verbal ou não verbal. Nessa atividade os alunos com dificuldade
contarão com o apoio do (P A) professor auxiliar.
Visando a
interdisciplinaridade o professor combinará com o docente de ciências uma
pesquisa na sala de informática sobre as reações que o beijo provoca no corpo
humano, o vocabulário técnico que aparece no texto e as doenças transmitidas
pelo beijo. Essa pesquisa será feita durante as aulas de ciências.
Como
encerramento os alunos apresentarão o trabalho realizado com o professor de
ciências em uma data previamente agendada e verão ao filme “O meu primeiro
beijo” com Macaulay Culkin, do ano de 1994.
Cronograma: O projeto será realizado em seis
aulas de Língua Portuguesa, mais o trabalho com o professor de ciências e as
apresentações finais.Antes da leitura:
Para iniciar a aula, o professor mostrará a imagem da pintura
“O beijo” de Gustav Klimt e perguntará aos alunos qual é a leitura do texto que
eles fazem daquela obra?
Para ativar
o conhecimento de mundo, o professor fará uma antecipação ou predição do
suposto assunto do texto, embasado no título, com as seguintes questões abaixo:
1-
O que o título do texto sugere?
2-
Você já viveu esta experiência? Como foi?
3-
Você acha que o beijo de novela, cinema, é verdadeiro?
4-
Você se lembra da primeira vez que beijou alguém?
5-
Você beija seus familiares e amigos?
6-
Qual é o significado do beijo para você?
7-
Você sabe qual é o dia mundial do beijo?
8-
Tem alguém apaixonado aqui? Vocês gostariam de beijar essa pessoa?
Durante a leitura:
Para iniciar
a leitura, o professor fará uma breve explanação da biografia do autor. Depois,
a leitura do texto será feita por dois alunos, um menino e uma menina, que
dramatizarão a história.
O professor
da sala combinará previamente com o professor da sala de leitura, a visita dos
alunos para fazerem a leitura de outros contos, poesias, crônicas ou romances
relacionados ao primeiro beijo. Depois, os alunos produzirão um texto narrativo
contando sobre sua experiência referente ao primeiro beijo ou de como
imaginaria que seria esse momento. Para finalizar a atividade, o professor
formará uma dupla e um aluno fará a leitura do próprio texto ao outro.
Depois da
dramatização, da ida à sala de leitura, da produção do texto e da leitura do
mesmo pelos alunos, o professor fará novamente a leitura do texto original “O
primeiro beijo de Antônio Barreto” e fará a checagem de hipóteses ao final da
leitura perguntando aos alunos se depois de conhecerem a história original o
beijo que eles imaginaram na atividade antes da leitura foi confirmado. Era um
beijo de amor, de amizade, de irmão? O professor também fará algumas perguntas
visando à inferência local, referente a vocabulários apresentados no texto e
ter certeza de que o desconhecimento destas palavras interferiram
no entendimento do texto.
Depois da leitura:
O professor
pedirá aos alunos que produzam uma história em quadrinhos baseada no texto “O
primeiro beijo” de Antônio Barreto usando a linguagem verbal ou não verbal e
apresentarão as músicas “Um primeiro beijo” de Paula Toller e “Beija eu” de
Marisa Monte.
O professor
trabalhará a interdisciplinaridade juntamente ao docente de ciências. O tema
será a sexualidade e para iniciar eles pesquisarão na sala de informática as
reações que o beijo provoca no corpo humano, o vocabulário técnico que aparece
no texto e as possíveis doenças que o beijo pode transmitir.
Após a
pesquisa os alunos apresentarão o que aprenderam na aula de ciências.
Avaliação: Ela será processual, a cada atividade
o professor verificará o desempenho e o trabalho desenvolvido pelo aluno. Esta
avaliação será feita em forma de registro.
Referências Bibliográficas:
Imagem da
pintura “O beijo” de Gustav Klim, disponível em:
Músicas
“Beija eu” de Marisa Monte e “Um primeiro beijo de Paula Toller” disponíveis
em: http://www.youtube.com/watch?v=40MdALPWnTw
e http://www.youtube.com/watch?v=TuAk1PGIOF8
Nenhum comentário:
Postar um comentário