Páginas

domingo, 16 de junho de 2013

Pausa de Moacir Scliar- Professora Célia do Nascimento

Grupos IV e V
Professores: Silvana Ap. D. Mattos, Maria Ap. Scarpellini, Rose Marie R. Pierini, Maristela Q. G. M. da Silva, Sandra Regina R. Paixão, Renata de Lino de Souza, Carla Vera Lígia Galatti, Adriano Bruno Corrêa, Maria Vitória P. Palhares, Célia do Nascimento
PLANO DE AULA
Texto: Pausa de Moacir Scliar
Público alvo:
 8ª série/9º ano.
Cronograma:
6 aulas.
Objetivos:
-Fazer com que o aluno interaja com o texto tanto de forma oral quanto escrita, criando hipóteses de sentido;
-Intertextualidade com Geografia, para que o aluno compreenda partes do texto;
-Diferentes formas de dialeto: norma culta e coloquial;
-Sequência tipológica: descrição e narração (diante de um juízo de valor: dissertação);
-Gênero: crônica/conto e relato;
-HQ como linguagem mista para estimular a história através da criação de cenários e comportamento dos personagens.
Estratégias:
-Aula dialogada;
-Identificação das diferentes tipologias e gêneros;
-Análise da norma-padrão e coloquial;
-Compreender, identificar e utilizar os mecanismos de coerência e coesão no texto;
-Criar hipóteses a partir do título e modificá-las a partir da análise da leitura parcial do mesmo;
-Inserir de modo intertextual informações encontradas no texto;
-Estabelecer relação com o cotidiano;
-Construir parágrafos dissertativos/argumentativos de acordo com o contexto da situação comunicativa;
-Levantar hipóteses a respeito do juízo de valores presentes nas metáforas do texto;
-Música “Cotidiano” de Chico Buarque de Holanda e texto “Circuito Fechado” de Ricardo Ramos.
Procedimentos:
1º Passo
Apresentação do título para levantamento de hipóteses tais como: Você sabe o que é “Pausa”?; O que você espera de um texto que tenha este título?.
2º Passo
Projeção  do início do texto até o nono  parágrafo com os seguintes questionamentos: Você acha que de fato o personagem vai trabalhar?, É normal trabalhar aos domingos?.
3º Passo
Continuação da leitura até o parágrafo dezessete, uma vez que o personagem do texto não foi trabalhar,  uma novos questionamentos: O que ele estaria fazendo no hotel?, Por que ele teria mentido para sua esposa?.
4º Passo
Leitura até o parágrafo vinte e dois, se  efetuará um novo questionamento: E agora o quê poderá ocorrer?.
5º Passo
Leitura do parágrafo vinte e três, última pausa, para um seguinte questionamento:  Qual é a sua expectativa com o desfecho do conto? O que acontecerá com o personagem?.
6º Passo
Finalização da leitura.
7º Passo
Confirmação ou retificação das expectativas criadas antes e depois da leitura.
8º Passo
Colocar os alunos em círculo para debates a respeito do texto.
9º Passo
Apresentação da música “Cotidiano” (Chico Buarque de Holanda).
10º Passo
Apresentação do texto “Circuito Fechado” (Ricardo Ramos).
11º Passo
Verificação baseada no texto: para que serve uma pausa, quando a mesma é necessária, se isso resolve o problema ou determinada situação, se ela só se dá na vida privada ou também com intenções sociais e, por último, se representa um instrumento.
Recursos midiáticos:
-Estimular o aluno a pesquisar sobre o autor, suas obras e características das mesmas, para que este possa perceber se o autor mantém o mesmo estilo (internet);
-Desafiar o aluno a criar uma HQ por meio da internet.
Avaliação:
-Saber se os alunos atingiram parcialmente ou plenamente os objetivos propostos com a avaliação processual: a participação, a evolução a partir da instigação do professor, a relação entre a parte geográfica e o texto, a linguagem culta e coloquial usada em diferentes meios e observar a produção de texto e a HQ, não como produto final, mas, sim, como mais um meio de verificação do entendimento da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário