Grupos IV e V
Professores: Silvana Ap. D. Mattos, Maria
Ap. Scarpellini, Rose Marie R. Pierini, Maristela Q. G. M. da Silva, Sandra
Regina R. Paixão, Renata de Lino de Souza, Carla Vera Lígia Galatti, Adriano
Bruno Corrêa, Maria Vitória P. Palhares, Célia do Nascimento
PLANO DE AULA
Texto:
Pausa
de Moacir Scliar
Público alvo:
8ª série/9º ano.
Cronograma:
6
aulas.
Objetivos:
-Fazer
com que o aluno interaja com o texto tanto de forma oral quanto escrita,
criando hipóteses de sentido;
-Intertextualidade
com Geografia, para que o aluno compreenda partes do texto;
-Diferentes
formas de dialeto: norma culta e coloquial;
-Sequência
tipológica: descrição e narração (diante de um juízo de valor: dissertação);
-Gênero:
crônica/conto e relato;
-HQ
como linguagem mista para estimular a história através da criação de cenários e
comportamento dos personagens.
Estratégias:
-Aula
dialogada;
-Identificação
das diferentes tipologias e gêneros;
-Análise
da norma-padrão e coloquial;
-Compreender,
identificar e utilizar os mecanismos de coerência e coesão no texto;
-Criar
hipóteses a partir do título e modificá-las a partir da análise da leitura
parcial do mesmo;
-Inserir
de modo intertextual informações encontradas no texto;
-Estabelecer
relação com o cotidiano;
-Construir
parágrafos dissertativos/argumentativos de acordo com o contexto da situação
comunicativa;
-Levantar
hipóteses a respeito do juízo de valores presentes nas metáforas do texto;
-Música
“Cotidiano” de Chico Buarque de Holanda e texto “Circuito Fechado” de Ricardo
Ramos.
Procedimentos:
1º
Passo
Apresentação
do título para levantamento de hipóteses tais como: Você sabe o que é “Pausa”?;
O que você espera de um texto que tenha este título?.
2º
Passo
Projeção do início do texto até o nono parágrafo com os seguintes questionamentos:
Você acha que de fato o personagem vai trabalhar?, É normal trabalhar aos
domingos?.
3º
Passo
Continuação
da leitura até o parágrafo dezessete, uma vez que o personagem do texto não foi
trabalhar, uma novos questionamentos: O
que ele estaria fazendo no hotel?, Por que ele teria mentido para sua esposa?.
4º
Passo
Leitura
até o parágrafo vinte e dois, se
efetuará um novo questionamento: E agora o quê poderá ocorrer?.
5º
Passo
Leitura
do parágrafo vinte e três, última pausa, para um seguinte questionamento: Qual é a sua expectativa com o desfecho do
conto? O que acontecerá com o personagem?.
6º
Passo
Finalização
da leitura.
7º
Passo
Confirmação
ou retificação das expectativas criadas antes e depois da leitura.
8º
Passo
Colocar
os alunos em círculo para debates a respeito do texto.
9º Passo
Apresentação
da música “Cotidiano” (Chico Buarque de Holanda).
10º
Passo
Apresentação
do texto “Circuito Fechado” (Ricardo Ramos).
11º
Passo
Verificação
baseada no texto: para que serve uma pausa, quando a mesma é necessária, se
isso resolve o problema ou determinada situação, se ela só se dá na vida
privada ou também com intenções sociais e, por último, se representa um
instrumento.
Recursos midiáticos:
-Estimular
o aluno a pesquisar sobre o autor, suas obras e características das mesmas,
para que este possa perceber se o autor mantém o mesmo estilo (internet);
-Desafiar
o aluno a criar uma HQ por meio da internet.
Avaliação:
-Saber
se os alunos atingiram parcialmente ou plenamente os objetivos propostos com a
avaliação processual: a participação, a evolução a partir da instigação do
professor, a relação entre a parte geográfica e o texto, a linguagem culta e
coloquial usada em diferentes meios e observar a produção de texto e a HQ, não
como produto final, mas, sim, como mais um meio de verificação do entendimento
da leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário