1º PASSO: Levantamento dos conhecimentos prévios dos
alunos.
2º PASSO: Antecipação do tema: “Você já viu beijos de
novela? O que representa um beijo para vocês? Qual o significado dos tipos de
beijos (beijo na mão, beijo na testa, beijo no rosto)? Vocês conhecem a cultura
de outros países em que os homens se beijam? Entre outros...
3º PASSO: Com base no título, o que vocês esperam encontrar
no texto? Quais expectativas quanto à
leitura do texto? Elementos para textuais.
4º PASSO:
Expectativas em relação ao autor: apresentação de uma breve biografia do
autor. “Vocês já leram algum texto do autor – Antonio Barreto?”.
5º PASSO: Leitura Dramatizada: com ênfase na entonação.
6º PASSO:
Levantamento/esclarecimento de palavras desconhecidas – em um primeiro
momento, por meio de inferências e, na sequência, comprovando por meio do estudo do vocabulário nos dicionários.
7º PASSO: Busca de informação complementares (gasto de
calorias, ação dos músculos, batimento cardíaco, composição da saliva, substâncias orgânicas
entre outros). Obs.: propor ao professor de Ciências para que dê uma aula sobre a afirmação: “Você
é a glicose do meu metabolismo”.
8º PASSO: Troca de
impressões sobre o texto: o texto
atingiu as expectativas, as hipóteses levantadas se confirmaram; os alunos
compreenderam de forma global o texto?
9º PASSO:
Dramatização (em grupos): propor aos grupos que atribuam ao texto um
final diferente.
10º PASSO: Avaliação:
os alunos compreendem o conteúdo não explícito
- inferência e integração do segmento do texto.
Professora: Gracia Maria
Professora: Gracia Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário